Ultimate magazine theme for WordPress.

Sérum Com Vitamina C: Porquê Usar E Qual Escolher?

0

O que é a vitamina C?

A vitamina C, também conhecida como ácido L-ascórbico, é um poderoso ativo para a pele porque age contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele. Mas não é produzido pelo nosso corpo, ou seja, precisamos de ingerir ou aplicar topicamente, para que o nosso corpo e pele possam tirar partido dos seus benefícios. Portanto, este poderoso antioxidante é muito indicado pelos dermatologistas e prova ser uma substância indispensável na rotina de cuidados com a pele. Entenda como a vitamina C age na pele e aprenda a aproveitar este ativo para o rosto.

Benefícios da utilização da vitamina C

A partir dos 25 anos, os primeiros sinais de idade começam a aparecer e a vitamina C é perfeita para combater o envelhecimento prematuro, reduzir as rugas e melhorar a firmeza da pele. Assim, os principais benefícios da vitamina C para o rosto são:

• Combater os primeiros sinais de envelhecimento da pele;

• Combater as manchas causadas pelo sol, acne ou sardas;

• Atenuar rugas e linhas de expressão;

• Proteger as células da ação dos radicais livres, uma vez que é antioxidante;

• Potenciar a ação do protetor solar;

• Tornar a pele mais luminosa;

• Ajudar na produção de novas fibras de colagénio e elastina;

• Manter a pele mais firme.

Como incluir a vitamina C na rotina de cuidados

Pode ser incluída na sua rotina de cuidados através do sérum, que é caracterizado por uma textura notavelmente leve. Graças a isso, é capaz de penetrar as camadas mais profundas da pele, alcançando a dermis. Esta ação distingue-o dos hidratantes. Outra particularidade do sérum é a elevada concentração de substâncias ativas que contém. As suas propriedades únicas fazem dele um cosmético de grande poder hidratante. Em suma, complementa o efeito de outros cosméticos faciais.

É aconselhável usar duas vezes por dia, todos os dias, aplicando-se após a higiene facial e antes de qualquer creme. Para que os seus agentes ativos ajam, devem entrar em contacto com a pele diretamente, sem qualquer substância que dificulte a sua absorção.

A maioria dos especialistas recomenda o uso de vitamina C de manhã porque protege e fortalece a pele ao longo do dia, embora os antioxidantes se acumulem na pele independentemente de quando são aplicados. Se aplicado de manhã, o ativo protege contra danos diurnos, mas à noite também pode combater os danos que a pele sofreu durante o dia.

Aplique uma pequena quantidade de sérum na ponta dos dedos e espalhe-o sobre o rosto, pescoço e colo. Uma vez completamente absorvido, pode aplicar o seu hidratante para selar as camadas mais superficiais da pele.

Certifique-se de aplicar protetor solar de manhã, independentemente de sair de casa ou não.

O que deve ter em conta ao comprar um sérum de vitamina C

A vitamina C geralmente tem uma variedade de formas e derivados. Alguns produtos incluem um componente adicional para estabilizar o componente ativo e fornecer uma vida útil mais longa. Portanto, ao comprar o seu sérum de vitamina C, preste atenção aos ingredientes. O ativo aparecerá com um dos nomes abaixo.

• Ácido L-ascórbico: É a forma mais potente de vitamina C, além de ser a que contém mais pesquisas para provar a eficácia. No entanto, pode não ser tão estável, o que pode causar irritação cutânea se forem utilizadas doses elevadas. Se não tem uma pele sensível que fica irritada com qualquer produto, então esta é sem dúvida a melhor opção de vitamina C para o rosto.

• Fosfato ascórbico de magnésio: É um derivado da vitamina C, solúvel em água. É mais estável e causa menos irritação, tornando-se a melhor opção para pessoas com pele sensível ou seca.

• Palmitato de ascorbilo: É considerada a forma mais estável de vitamina C, sendo geralmente utilizada em fórmulas de cuidados com a pele à base de óleo. Não é tão potente como outras formas, mas é muito relevante para combater os danos causados pelos radicais livres, prevenindo e tratando a pele dos sinais de envelhecimento.

• Glucosamina ascolumática: É outra variação da vitamina C que é solúvel em água. Geralmente usada pelas suas propriedades antioxidantes e de branqueamento da pele, sendo uma boa opção para o tratamento da hiperpigmentação.

• Ascorbato de tetrahexidecilo: Este é recomendado para o tratamento geral da pele, e é a versão mais estável de todas. Além disso, o facto de ser solúvel em gordura facilita a penetração nas camadas profundas da pele.

• Fosfato ascórbico de sódio: Esta forma de vitamina C converte-se em ácido ascórbico após a sua absorção. Ilumina eficazmente a pele, combate os danos dos radicais livres e é um derivado estável e solúvel em água.

 Quanto à sua composição, é importante ter em mente que os séruns de vitamina C não contêm apenas esta vitamina. Outros ingredientes que atuam sinergicamente com vitamina C são geralmente adicionados para melhorar os seus efeitos anti-envelhecimento e oferecer benefícios extra. Assim, é alcançada uma formulação mais completa e eficaz.

• Ácido hialurónico: O ácido hialurónico trabalha para hidratar a pele. Melhora a capacidade da retenção de água da pele, penetrando até às camadas mais profundas. O benefício deste efeito é a redução de linhas finas e sinais de envelhecimento, para não falar do mais óbvio, que é a hidratação profunda da pele.

• Vitamina E: Uma combinação destas duas vitaminas (A e C) forma um super antioxidante para combater os radicais livres que impedem a produção eficaz de colágeno, além de suportar a barreira lipídida da pele.

• Ácido ferúlico: Este é mais um antioxidante que ajuda a impulsionar e estabilizar as vitaminas C e E. Também ajuda a combater danos dos radicais livres para apoiar a produção de colagénio.

Quanto à concentração, pode variar entre 10%, 15% e 20%, mas é interessante começar com a menor concentração e depois de a pele estar habituada, aumentar gradualmente.

Cuidados de conservação

• Mantenha o produto afastado da luz e devidamente fechado. A vitamina C é vulnerável à oxidação pela luz e pelo oxigénio. Em seguida, guarde sempre o sérum em algum lugar escuro e certifique-se de que a embalagem está bem fechada.

• Veja qual é a orientação do fabricante para conservar o produto. Alguns recomendam que o produto seja guardado no frigorífico, mas outros não.

• Antes da utilização, analise sempre a cor, o cheiro e a consistência do seu sérum para garantir que não se encontra oxidado. A cor deve ser clara, branca ou com um ligeiro tom de champanhe. Se estiver nublado ou escuro, deite fora o produto. O cheiro deve ser neutro, se for acre significa que não é adequado para uso.

• Os hidratantes de vitamina C geralmente têm cores diferentes, uma vez que as fórmulas são mais cremosas e contêm outros ingredientes, mas os séruns devem ser incolores ou claros. 

Os melhores séruns com vitamina C

Nesta secção encontrará uma compilação dos 4 melhores séruns faciais com vitamina C disponíveis no mercado. Além disso, resumimos as principais características de cada um deles para facilitar a sua comparação. 

Sérum com vitamina C – Florença Bio Cosmesi 

60 ml. Sérum orgânico à base de vitamina C. Destaca-se por ser composto exclusivamente por ingredientes de origem natural. A sua formulação inclui vitamina C, vitamina E, óleo de Jojoba, Aloe Vera e ácido hialurónico. Com isto, o sérum proporciona uma hidratação intensa, penetrando até mesmo nas camadas mais profundas da pele.

A sua ação baseia-se no combate eficaz aos sinais de envelhecimento. Reduz visivelmente as rugas e as linhas finas e ajuda a atenuar as manchas. Reafirma e rejuvenesce a pele, efeitos que serão visíveis com a aplicação diária do produto. Este sérum está livre de compostos químicos potencialmente irritantes.

Sérum de vitamina C – Éclat

Este sérum é formulado usando uma mistura perfeitamente equilibrada de 20% de vitamina C e 6 ingredientes essenciais que aumentam o seu poder anti-envelhecimento e rejuvenescedor. Entre eles destacam-se o óleo de jojoba, vitamina E e ácido hialurónico.

Sérum com vitamina C e ácido hialurónico – Yael Beauté 

50 ml. Sérum antirrugas rico em vitamina C. É um sérum vegan composto inteiramente por ingredientes naturais. Sem parabenos, silicones ou outros compostos artificiais com poder irritante. A sua formulação combina vitamina C com ácido hialurónico, maximizando assim o poder anti-envelhecimento do produto.

Tem uma textura leve e não gordurosa com um pH fisiológico. Estas propriedades tornam-no adequado para todos os tipos de pele, mesmo os mais sensíveis. Este produto atenua rugas e outros sinais de envelhecimento. Diminui e impede o aparecimento de manchas, proporciona firmeza e luminosidade à pele. Deve ser usado no rosto, pescoço e colo.

VENCEDOR DO TESTE 03/2020: Pela sua combinação ideal de ingredientes, o seu pH é compatível com o da pele, bem como a relação preço-desempenho, o Soro Yael Beauté com vitamina C foi escolhido por um teste alemão como o melhor produto na categoria “Séruns com Vitamina C” (Teste 03/20 feito pela EU-Vergleich – comparação a nível europeu).

Sérum orgânico de vitamina C com ácido hialurónico – Santin Naturel 

Este sérum altamente concentrado contém 30% de vitamina C complexo composto por vitamina C estável, ácido ascórbico, ácido ferúlico, vitamina E e extratos botânicos. O óleo essencial de rosa autêntica adiciona um aroma agradável e natural. Os resultados são óbvios: pele radiante, uniforme e rejuvenescida.

Deja una respuesta

Su dirección de correo electrónico no será publicada.