Os melhores perfumes para mulheres

0

Desde a época dos egípcios antigos, o perfume é usado para suprir a necessidade de aromatizar o corpo humano e objetos por uma quantidade maior de tempo. 

O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, incorporados com álcool e água. Ao longos dos anos, os cientistas desenvolveram diversos processos para obter uma maior diversificação dos aromas e notas. 

As notas dos perfumes são um método de análise e classificação das fragrâncias.

O perfume popularizou-se e atingiu uma quantidade maior de pessoas, além da realeza, na época do renascimento, em Itália. A partir daí, a indústria do perfume cresceu cada vez mais, sendo, hoje, uma das maiores no mundo.

Todas as mulher já experimentaram diversos perfumes até encontrar o seu preferido. Temos a certeza que já experimentou vários perfumes para o seu dia a dia e não conseguiu decidir qual era o ideal para si. 

Diversos fatores são decisivos na hora de escolher a sua fragrância característica, desde o gosto, a personalidade, até a tonalidade da sua pele pode influenciar na hora de escolher seu perfume favorito.

Sabemos que o aroma é capaz de destacar a sua personalidade e estilo mas, para saber qual o perfume ideal para si, devem-se levar alguns pontos em consideração.

Perfume, eau de parfum, eau de toilette ou água de colônia?

Estes quatro tipos de fragrância determinam qual a porcentagem de essência vai haver dentro do produto e qual a duração do mesmo na sua pele.

Quanto mais concentrada a fragrância, menos diluída ela vai ser e vice-versa.

O perfume (parfum) tem uma concentração de 20% a 40% dos óleos essenciais dentro da composição. Por consequência, a duração na pele é garantida por até 12 horas.

O eau de parfum possui entre 10% e 18% dos extratos de óleos essenciais, garantindo a duração de até 10  horas da fragrância na pele.

Já o eau de toilette, é mais suave e possui entre 5% e 8% de essência, sendo uma opção mais leve e possui uma duração de cerca de 8 horas na pele.

E, por último, o eau de cologne (água de colônia) é a opção mais suave de todas, com menor durabilidade, possui entre 3% e 5% de essência, sendo misturada apenas com água.

Que aromas pode ter um perfume?

A grande variedade de fragrâncias disponíveis no mercado dificulta a tarefa da mulher escolher o perfume ideal. No entanto, esta tarefa pode ser mais simples se antes de escolher o perfume, eleger os aromas que mais lhe agradam.

Existem sete casas olfativas, que combinam aromas e fragrâncias que cada perfume pode ter.

Florais

As fragrâncias florais, como o próprio nome dá a indicação, contemplam as essências retiradas de flores. Almíscar, amadeirado, fresco e oriental são algumas das essências consideradas florais.

Cítricos

As fragrâncias cítricas usam matérias-primas extraídas das cascas dos frutos cítricos. São conhecidos, também, como aromas frutados, e produzem perfumes leves e estimulantes, de aroma leve e adocicado. Limão, tangerina, mandarina, entre outros, se incluem nos tipos de essência desse grupo olfativo.

Chipre

São aquelas fragrâncias de caráter mais forte e presente, com matérias-primas amadeiradas, vindas principalmente do carvalho. São perfumes mais sofisticados que acabam por misturar notas quentes, como os cítricos  e frias, como o amadeirado.

Orientais

Essa fragrância é considerada a mais intensa das experiências olfativas, unindo especiarias exóticas, como a pimenta, anis, canela, baunilha, patchouli e outros aromas florais. São perfumes marcantes e sensuais.

Aromáticos

Também conhecidos com Fougère, é o grupo olfativo mais complexo, composto por cítricos, lavanda e especiarias. Eles representam a frescura das ervas misturada com tubérculos e raízes, sendo mais geralmente encontrados em fragrâncias masculinas.

Amadeirados

Com aromas escaldantes, sedutores e secos, são fragrâncias compostas por madeiras como pinho, sândalo e patchouli. Dão ao perfume uma maior durabilidade e consistência. Incenso e mirra entram nesse grupo olfativo e combinam perfeitamente com notas cítricas ou florais.

A força do perfume depende da concentração das matérias-primas utilizadas no seu processo de fabrico. É comum ouvirmos falar em fragrâncias com forte ou fraco teor de fixação, como já citamos ao falar sobre os tipos de perfumes e tempo de duração de cada um deles.

Essa fixação deve-se às notas de base (ou de fundo). Elas são compostas por ingredientes mais densos e persistentes, capazes de atuar na composição e difundir o cheiro mais lentamente.

Se já experimentou um perfume numa loja e depois, quando chegou em casa, o cheiro mudou, isso se deu por causa das densidades das notas olfativas. Um perfume é composto por três fases: as notas de cabeça, notas de corpo e notas de base. Elas são liberadas ao longo das horas e a duração depende da quantidade de essência encontrada no perfume.

Notas de cabeça

Também conhecidas como notas de saída, é a impressão inicial do perfume, feita para despertar o interesse. Geralmente são notas frescas, como limão, laranja, pinho e são as que se sentem assim que se abre ou se aplica o perfume na pele.Elas possuem uma durabilidade de, no máximo, quinze minutos.

Notas de corpo

São as notas que demonstram o tema principal da sua fragrância, também conhecidas como notas de coração. São responsáveis por marcar a personalidade do perfume e são libertadas a partir do aquecimento da essência na pele. Geralmente, duram mais tempo e são notas mais encorpadas, como as de flores, folhas e especiarias.

Notas de base

As notas de base, ou de fundo, são as responsáveis pela fixação das fragrâncias na pele, são notas que definem o cheiro e propaga na pele. Os ingredientes evaporam muito mais lentamente e são o que permanecem por mais tempo.

Para facilitar suas escolhas dentro de todas essas características, vamos deixar sugestões assertivas para ter em conta quando quiser escolher o perfume ideal para si ou para presentear uma pessoa querida e garantir que acertou em cheio.

1. Euphoria, de Calvin Klein

Esse é um perfume oriental. Um clássico que possui notas de topo: romã, notas verdes, pêssego, maracujá, framboesa e caqui. As suas notas de coração são Lótus, orquídea e champaca. As notas de base são Violeta, âmbar, almíscar, mogno, patchouli e baunilha. Ganhou o prémio de fragrância do ano, em 2006.

2. Eternity, de Calvin Klein

Este é um perfume com notas principalmente florais. Com notas de topo cítricas, tangerina, frésia e sálvia, seguidas de notas de coração: lírio, cravo, violeta, jasmim, cravo francês, lírio-do-vale, rosa e narciso. As suas notas de fundo são sândalo, âmbar, patchouli, almíscar e heliotrópio

3. Lady Million Empire, de Paco Rabanne

O Lady Million Empire é um perfume chipre floral que foi lançada em 2019. As suas notas de topo são laranja, essência de Néroli e groselha vermelha, as notas de coração são magnólia, flor de laranjeira e ameixa amarela, e as suas notas de fundo são conhaque, patchouli e almíscar branco.

4. Good Girl, de Carolina Herrera

Good girl é um perfume oriental, lançado em 2016, e mundialmente conhecido pela sua embalagem em formato de salto alto. As suas notas de topo são amêndoas, café, bergamota e limão siciliano, as de corpo são jasmim, tuberosa, lírio florentino, rosa búlgara e flor de laranjeira. As notas de fundo deste perfume são fava tonka, cacau, sândalo, baunilha, praline, canela, cedro, madeira de cashmere, patchouli, âmbar e almíscar.

5. 212, de Carolina Herrera

Este clássico, introdutório de uma linha de perfumes muito conhecida, é um floral amadeirado, almiscarado. Possuindo notas de topo como flor de laranjeira, tangerina, flor de cactus e bergamota, as notas de coração são camélia branca, lírio, gardênia, frésia, jasmim, rosa, lírio do vale e peônia, as notas de fundo são Sândalo e almíscar.

6. 212 VIP, de Carolina Herrera

Este é uma das sequências da linha 212, com fragrância oriental e notas de baunilha. As notas de topo são maracujá e rum, as notas de coração são almíscar e gardênia, e as notas de fundo são fava tonka e baunilha.

7. The One, de Dolce & Gabbana

Um perfume mais potente, oriental e floral. As suas notas de topo são lichia, tangerina, pêssego e bergamota, as notas de coração são ameixa, jasmim, e lírio-do-vale, as notas de fundo são âmbar, almíscar, baunilha e vetiver.

8. Black Opium, de Yves Saint Laurent

Um perfume bem invernal, com notas de baunilha e orientais. As suas notas de topo são pimenta rosa, flor de laranjeira e pêra. As notas de coração são café, jasmim, amêndoa amarga e alcaçuz, suas notas de fundo são baunilha, patchouli, cedro e madeira de cashmere.

9. Manifesto, de Yves Saint Laurent

O perfume perfeito para ocasiões especiais, é um perfume oriental e floral. As suas notas de topo são cassis, bergamota e notas verde, as notas de coração são lírio-do-vale, jasmim, as suas notas de fundo são cedro, sândalo, baunilha e fava tonka.

Como descobrir a sua fragrância preferida?

No começo pode parecer algo muito complexo, depois de tantas características, mas com o tempo irá descobrir qual a sua classificação olfativa favorita.

Se gosta de perfumes mais leves, não invasivos e frescos, irá identificar-se com perfumes mais cítricos, frutados, herbais e florais mais leves.

Se o seu gosto for mais voltado para perfumes doces,as suas fragrâncias terão uma tendência mais oriental (baunilha, alcaçuz), amadeirados, chipres e florais mais opulentos.

Depois de definir a sua classificação olfativa favorita, basta decidir a intensidade do seu perfume. De acordo com a nossa classificação já falada acima, pode escolher os perfumes com maior ou menor quantidade de óleos essenciais, que vão do parfum ao eau de cologne. 

Os parfums são mais intensos e duram por horas na pele. Se preferir optar por perfumes com mais frescor ou leveza, mas que ainda dure sobre a pele, a sua escolha é o eau de toilette.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.