O Que São Os Óleos Essenciais e Onde Comprar?

0

Os óleos essenciais são substâncias vegetais extremamente concentradas. São extraídos a partir de flores, frutos, sementes, folhas, raízes e outras partes das plantas por diferentes métodos de extração. Penetram no nosso organismo ao serem inalados ou através da pele, são absorvidos pela corrente sanguínea e metabolizados pelo corpo. Possuem propriedades e ações terapêuticas, além das suas propriedades farmacológicas. De alta pureza, os óleos essenciais podem derivar de uma só origem ou resultar de uma composição mista, de acordo com o benefício esperado. O óleo essencial é o que existe de mais potente dentro da planta e isso é 100% benéfico para a saúde.

Quais os benefícios dos óleos essenciais


A utilização de óleos essenciais e o conhecimento das suas propriedades curativas remonta às civilizações chinesas e egípcias, sendo considerada uma das mais antigas formas de medicina e cosmética. A partir da extracção de óleos essenciais de plantas aromáticas, os egípcios faziam pomadas verdadeiramente milagrosas.


Para tirar maior proveito das suas propriedades, é importante que sejam puros e 100% naturais. Muitos óleos essenciais são antissépticos e estão entre os mais potentes protetores da natureza contra as bactérias e outros organismos infecciosos. Os óleos essenciais possuem uma ampla gama de propriedades curativas, podendo ser utilizados de forma eficaz para manter a saúde, estimulando a regeneração celular, aliviando dores, equilibrando as disfunções emocionais, e combatendo bactérias, fungos e outras formas de infeções. Além de proporcionar alívio do stress, aumento de energia e aumento da concentração mental. Os óleos essenciais têm uma lista quase interminável de usos terapêuticos, os seus benefícios provém das suas propriedades:
-Calmantes;
-Antioxidantes;
-Antisépticas;
-Antifúngicas;
-Estimulantes;
-Cicatrizantes;
-Anti-inflamatórias.


Quais os óleos essenciais mais comuns e as suas propriedades


Lavanda


É o óleo mais usado na aromaterapia, e o mais versátil. É muito utilizado no combate ao stress e às tensões nervosas. Excelente no tratamento da insónia: basta uma gota na almofada para que os seus efeitos sejam sentidos. Combate a ansiedade e a depressão.


Hortelã-pimenta


Bom para aliviar o stress. Inalar óleo de hortelã pode diminuir os níveis de cortisol, uma hormona ligada ao stress. Indicado para se manter alerta, descongestionar as vias nasais, rinite, bronquite, tosse, sinusite e constipações. Muito usado também em massagens desportivas, pois atua nas dores musculares, inchaços, músculos cansados, revigora e dá energia física.


Laranja


Bom para diminuir a ansiedade. Além de estimular o metabolismo celular e as funções digestivas, agindo como um tónico estomacal.


Alecrim


O óleo essencial de alecrim é bom para quem sofre de pressão baixa, tonturas ou fraqueza. Estimula a circulação. Na massagem capilar, previne a queda de cabelo, combate a caspa e é indicado para cabelos secos. É um ótimo antídoto contra o stress. Muito usado no pré e pós-operatório, para a realização de drenagem linfática. Ajuda na memória e concentração, melhorando a capacidade cerebral.


Limão


Auxilia a limpeza da mente, melhora a memória e o aumento do nível de energia no organismo. O Óleo de Limão é cítrico, estimulante, tonificante, adstringente, antisséptico, calmante, depurativo e cicatrizante. Antibiótico, é digestivo, antidepressivo e imunoestimulante.


Eucalipto


É excelente na prevenção e no tratamento de doenças das vias respiratórias, como constipação, congestão nasal, rinite, sinusite, dor de garganta, asma e bronquite. Também fortalece o sistema imunológico. É um poderoso desinfetante de ambientes, purificando o ar (contra fungos e bactérias) e atuando como repelente de insetos.
Para atingir o relaxamento máximo. Reduz a tensão nervosa, bem como sentimentos de ansiedade e stress. Este óleo poderoso pode facilmente estimular as hormonas, como a dopamina, bem como a serotonina, que criam sentimentos de sedação e relaxamento.


Ylang Ylang


Para relaxar. O Ylang-Ylang é um dos óleos mais agradáveis, e seu efeito sobre o sistema nervoso é eufórico, sedativo, hipotensor, sendo indicado em estados de ansiedade, tensão e pressão alta. É um ótimo afrodisíaco, e pode ser aplicado em casos de impotência ou frigidez. Além de reduzir a pressão alta, alivia a taquicardia e a respiração acelerada.
Como antisséptico geral, o seu valor é moderado, mas é bastante útil em infecções intestinais. Tem um efeito suavizante sobre a pele, regula o sebo e melhora a textura da pele. É excelente para os folículos capilares, melhorando o crescimento e a textura dos fios.


Tea Tree


Excelente no combate aos problemas de pele, sobretudo aqueles provocados por fungos. Indicado para banhos íntimos masculinos e femininos. Muito eficaz no tratamento de micoses em unhas, aftas, dor de dentes, dor de ouvidos, candidíase, psoríase, frieiras, calos, furúnculos, herpes (labial, genital) e no tratamento de acne. Fortalece o sistema imunológico. Desodoriza os pés. Combate o mau hálito.

Qual a melhor maneira de usar óleos essenciais


Pelo facto de serem substâncias em altas concentrações, o uso de óleos essenciais exige cuidados. Existem várias formas de aplicação, os usos mais comuns são:


Difusão


Um difusor é a maneira mais eficaz de libertar os aromas no ar, pois os óleos essenciais são rapidamente absorvidos pelos receptores olfativos que estão ligados ao sistema límbico, que controla a frequência cardíaca, pressão arterial, respiração e stress. O olfato é o mais primitivo dos sentidos e está ligado às partes mais profundas do cérebro. Dessa forma, cheirar óleos essenciais vai ter um efeito dinâmico na mente e no corpo. O princípio de funcionamento do difusor consiste em, através de uma fonte de calor – que pode ser elétrica ou mesmo a chama de uma vela – elevar a temperatura do óleo essencial para que este se volatilize, espalhando-se pelo ambiente.


Inalação direta


Consiste na absorção direta do óleo essencial. Poderá diluir o óleo numa tigela com água quente fumegante. Fique a alguns metros de distância, respire fundo 10 vezes e depois respire normalmente. Outra maneira bem simples de aproveitar a inalação é colocar algumas gotas do óleo num lenço de papel ou numa bola de algodão e respirar profundamente.


Massagem


A massagem terapêutica com óleos essenciais estimula a circulação sanguínea, e assim incrementa o suprimento de oxigénio e nutrientes às células; estimula intensamente o sistema linfático e ativa a secção límbica do cérebro.


Escalda-pés


Consiste na imersão dos pés em água quente com algumas gotas de óleo essencial. O aquecimento dos pés permite que os vasos sanguíneos desta região e das pernas se dilatem, recebendo mais sangue e assim reduzindo, consequentemente, a congestão em outras partes do corpo.


O que observar ao comprar óleos essenciais


É preciso ter em conta alguns aspetos, entre eles a embalagem e a qualidade, bem como os benefícios que deseja alcançar. O preço do óleo essencial varia, principalmente, em função do seu rendimento de extração, quanto menor, maior o seu custo. Por exemplo, para o óleo essencial de Rosas são necessárias 3000 kg de pétalas para se obter 1 litro de óleo essencial, enquanto que para o Jasmim, são necessários 7000 kg de flores para 1 litro de óleo. Portanto, na hora de comprar os óleos essenciais, esteja atento aos critérios abaixo:
– Cuidado com o rótulo de aromaterapia geral, muitas vezes batido em óleos diluídos legados a fragrâncias sintéticas.
– O produto deve vir numa embalagem escura, já que a luz pode comprometer as suas propriedades. De preferência, o frasco deve ser de vidro, pois este material consegue preservar o óleo em condições ideais.
– Procure óleos 100% puros e orgânicos, livres de cargas, pesticidas e produtos químicos sintéticos, para evitar irritações. Os óleos essenciais de qualidade vêm de culturas orgânicas ou silvestres.
– Se um rótulo indicar qualidade terapêutica ou destilação a vapor, melhor ainda.
– A maioria dos óleos essenciais têm vida útil longa – mais de um ano se forem armazenados num local fresco e seco.
– Outra observação de extrema importância é certificar-se de que na embalagem não está escrito “essência”. Se estiver, pode colocá-lo de novo na prateleira, pois esse produto simplesmente não é um óleo essencial. As essências atuam somente no campo sensorial, ou seja, libertando um aroma agradável, mas não possuem qualquer propriedade terapêutica, como propõe a aromaterapia.


Quais os melhores óleos essenciais


Todos os óleos essenciais têm os seus próprios benefícios, e as vantagens que pode obter dependem do óleo que usa e da forma como o usa, seja em difusores, massagens, relaxamento ou aromaterapia. Portanto, listamos abaixo alguns dos melhores óleos essenciais disponíveis no mercado:


-Set de óleos essenciais


Sem aditivos ou parabenos, este set contém 6 óleos essenciais (lavanda, limão, menta, eucalipto, tea tree, laranja doce). Podem ser usados em aromaterapia, difusores, aerossóis, inalações, massagens, cuidados e limpeza. Perfeito para uso doméstico (quarto, sala, casa de banho, estudo).


-Lagunamoon Óleos Essenciais, Top 6 Set


Lavanda, eucalipto, limão, hortelã, tea tree e laranja, cada um com 10 ml. Estes óleos essenciais ajudam a promover o otimismo e bem-estar, bem como melhorar a memória. O limão proporciona calma. A menta estimula a concentração. A laranja promove o otimismo e a paz. A lavanda ajuda com as funções cognitivas e o estado de alerta. O eucalipto gera otimismo e concentração, a tea tree promove a força mental.


-Anjou Aceites Aromaterapia 18, Aceites Esenciales Natural 100%


Contém lavanda, laranja doce, tea tree, eucalipto, erva de limão, menta, bergamota, incenso, limão, alecrim, canela, ylang-ylang, sálvia, toranja, patchouli, palmarosa, gerânio e cipreste. Funciona com difusores; Ideal para aromaterapia, perfumes, misturas, produtos de cuidados do lar e spa ou produtos de limpeza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.