O que é Athleisure ?

0

As últimas olimpíadas trouxerem, além de muitos atletas talentosos, a tendência das sapatilhas para as passarelas. A tendência tomou conta, também, das ruas e, com isso, um novo termo foi criado, o Athleisure.

A palavra athleisure nada mais é do que a junção das palavras atlético e lazer em inglês (athletic + leisure), esta seria a tradução livre. Mas o termo e essa tendência vai muito para além disso.

Esta tendência é um retrato do que a nossa sociedade e a nossa geração procura. Somos uma geração preocupada com o corpo e que projeta um estilo de vida equilibrado, onde possam ser inseridos mais exercícios físicos no nosso dia-a-dia. O athleisure mostra que a moda consegue expressar esse sentimento de querer o nosso corpo livre e confortável, mas ao mesmo tempo estiloso.

A ideia do athleisure é que as pessoas consigam fazer um mix de roupas, que habitualmente seriam usadas em ocasiões de lazer ou desporto, com elementos mais formais, para que consigam acompanhar todos as tarefas do quotidiano sem problema. Com esta tendência, começar o dia com uma reunião num café e terminar o dia no ginásio, permite à pessoa ter a roupa certa para todas as ocasiões.

Penso que, para todos nós, conforto e praticidade estão a tornar-se prioridade e, poder calçar os ténis e sair para trabalhar sem parecer que se está só a caminho do ginásio, é o sonho de muita gente.

Quer começar a aderir esta tendência mas não sabe por onde começar? Invista em sapatilhas e leggings. Perfeitos para lhe trazerem conforto, porque servem como uma base de um look e que, combinados com uma blusa mais elegante e um blazer, passam o estilo e a imagem pretendida.

Quer mais motivos para aderir a essa tendência?


Apostar num estilo de vida mais saudável


Por ter um look pronto para qualquer ocasião, incluindo um ginásio ou uma aula de yoga após as reuniões pode estimulá-lo a praticar mais desporto e, consequentemente, aderir a um estilo de vida mais saudável.


Quando aparenta estar bem, também se irá sentir bem

Quando se sente bem é capaz de aproveitar mais a vida. O conforto trazido por esse estilo é incomparável. As pessoas estão a acostumar-se a usar mais leggings em ocasiões casuais e estão sentem-se muito mais confortáveis com isso.

A ideia de usar leggings em várias ocasiões é algo fascinante. Aumenta a motivação de sair de casa e de se mover ou de, a qualquer momento, em um intervalo no trabalho, estender o seu tapete de yoga e combinar o relaxamento com a possibilidade de se manter em forma. Treinar pode tornar-se mais acessível, além de divertido e chique.

COMO APLICAR ESTA TENDÊNCIA NO DIA A DIA?

Uma boa dica para quem se quer iniciar neste estilo e ganhar confiança, ou não sabe como é a receptividade no escritório de trabalho quanto ao uso de alguma peça de desporto é tentar usar apenas uma peça. Veja se se sente à vontade a usar umas leggings ou uma camisola de desporto. Se optar pelas leggings, escolha uma boa túnica ou uma peça superior mais longa.

Se quiser optar por usar uma t-shirt mais desportiva, combine-a com uma saia, preferencialmente, ou umas calças jeans. Ténis desportivos, mas com cores neutras também fazem belas combinações com peças de escritório.

Para quem quer ousar um pouquinho mais, pode usar a criatividade jogar com camadas e sobreposições. Outra dica útil é misturar tecidos como a ganga com tecidos elásticos e de high-performance.

Abuse das cores. Das mais intensas e contrastantes. Vermelho, verde, amarelo, azul, sem muitos estampados. Por aparecerem em bandeiras de equipas e de países, acabam por aparecer também nos equipamentos dos desportistas, dessa forma encaixam perfeitamente dentro da tendência. Um mix bem combinado dessas cores torna qualquer look moderno e ousado.

Um ponto interessante a ser citado aqui é que este estilo não combina muito com várias jóias e acessórios. A ideia do athleisure é a de a deixar pronta para qualquer ocasião. Dessa forma, há que ter em mente que as jóias e os acessórios podem não ser práticos para todos os momentos do dia. Claro que um colar minimalista ou uns brincos discretos podem dar um toque especial sem atrapalharem o conceito do estilo.

Um dos acessórios que melhor combinam com o athleisure são os bonés. Qualquer look básico + boné faz com que comece a entrar na vibe do estilo.

Para as apaixonadas por sweats é uma alegria: esta peça encaixa muito bem no estilo. O importante é saber como construir um look que quebre a casualidade dessa peça. Um salto é a melhor opção. O mais fascinante do athleisure é isso: misturar peças que não pertencem ao mesmo universo.

Já conhecem as calças desportivas? Elas são largas, confortáveis e possuem um tecido que lhes dão algo de sofisticado. Perfeitas para trazer conforto ao seu visual mais conservador do trabalho, mas sem deixar de lado o ar desportivo.

Já sabemos que as tendências podem ser misturadas, mas e se misturassemos o athleisure com os anos 50? Como? Blusões bomber. Eles são a cara do estilo masculino dos anos 50. São cheios de estilo, dão um ar desportivo ao look e são ótimos para meias-estações.

Esqueça a ideia de que os seus tops elásticos só servem para o ginásio. Procure uns bem estilosos e aproveite a tendência. Combinados com blazers e umas calças de linho ou algodão dão uma jovialidade a looks formais. Grandes marcas de moda apostaram nesta tendência e lançaram seus tops desportivos.

Tranças boxers tornaram-se uma grande tendência, e aposto que vieram para ficar. Este detalhe compõe, com toda certeza, um look desportista e é a cara da praticidade quando nos falta tempo ou acabamos por ter um bad hair day. As tranças podem acompanhar-te desde uma ida ao ginásio a uma festa.

Ok, mas e quem é fã de vestidos? Também há lugar para os vestido nesta tendência! Diversas lojas já produziram vestidos com elementos desportivos ou com tecidos e cores que fazem parte desse universo. E a combinação desses vestidos com umas sapatilhas é perfeita.

No último verão os biker shorts também foram uma grande tendência. Os shorts com um comprimento quase até ao joelho, com tecidos mais resistentes e elásticos e que combinavam maravilhosamente com uma blusa de gola alta e um blazer ou casaco com um comprimento mais alongado.

QUE PEÇAS INSERIR NO SEU GUARDA FATOS?

Com tantas marcas a desenvolverem roupas com a tendência do athleisure em mente e com vários patamares de preços, as possibilidades são praticamente infinitas. Deixo aqui algumas das opções que pode inserir no seu closet para que possa desfrutar ao máximo dessa tendência.

Joggers


Toda gente tem em casa aquela sweat que é super confortável, mas que não usa tanto por não combinar com estilo do dia a dia. Agora chegou a vez de se tornar na sua peça favorita em qualquer momento. O seu conforto, combinado com uma blusa e um casaco mais casuais fazem o look adequado para várias ocasiões do dia-a-dia.


Sapatilhas de corrida


Pode parecer um pouco estranho, mas aqueles ténis grandes, de corrida, ficam muito bem combinados com uns jeans e uma t-shirt. Perfeito para qualquer passeio ao fim de semana.

Top de yoga


Constituem o look perfeito com uns jeans de cintura alta e umas sapatilhas confortáveis.


Swetshirts


Aqui vamos colocar a sua sweat num look que é apropriado até para a discoteca! A sua sweat, um salto fino e umas calças justas de cores escuras compõem o look athleisure perfeito.


Calções de corrida


Perfeitos para um dia de netflix and chill com os amigos, combinam bem com uma camisa mais informal com um toque especial nas mangas.


Leggings de couro sintético


São a combinação perfeita da sensualidade das calças de couro com o conforto de estar a usar leggings. Dá para construir looks muito estilosos com esta peça.


Tops de ginásio estilosos


Escolha um com um design diferenciado e combine com uma saia de cintura alta, mais fluida, rasteiras e uma bolsa de praia e irá conseguir o look perfeito para um passeio na praia ou no parque.

Estas são algumas das peças must-have da tendência athleisure para as mulheres, mas não poderíamos terminar e deixar de lado a moda masculina!

Para o homem aderir a esta tendência é ainda menos complicado, afinal a moda desportiva e a moda masculina já caminham juntas há alguns anos.

A diferença é que, agora, quando utilizar as suas joggers, poderá combinar com uma blusa mais social e um blazer ou um casaco e ficará muito estiloso, sem aquele ar de “acabei de sair do treino”. Mas engana-se quem pensa que se podem utilizar umas calças desportivas quaisquer! Não, estamos a falar de calças mais ajustadas para um ar mais moderno.

Outra boa dica é um boné de beisebol ou de futebol. É, sem dúvida, uma peça de vestuário desportiva para homem que consegue facilmente ser inserida no dia a dia, trazendo um quê de descontraído e casual a um look mais elegante e formal.

Aposte nos acessórios na hora de desconstruir um look formal para se adequar ao estilo athleisure. Além do boné, já citado, um relógio desportivo, um casaco de malha que abraça o corpo com um ajuste perfeito, combinado com uma blusa e calças mais formais é a fórmula para entrar nesta tendência.

Mas da mesma maneira que adicionamos elementos desportivos no look clássico, podemos adicionar um elemento clássico num look completamente desportivo. Blusa de malha, calças jogger, uns ténis descontraídos e, para arrematar, um blazer com um corte mais elegante e pronto, estará confortável e vestido adequadamente para um jantar com amigos.

Está claro o motivo pelo qual a athleisure chegou e vai perdurar por muito tempo. Esta tendência traz um estilo casual, versátil e confortável ao seu dia a dia, igualando elementos elegantes e funcionais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.